Explicação da resposta correta:
Quanto ao acionamento, os freios utilizados nos aviões são classificados em mecânicos, hidráulicos e pneumáticos. Freios Mecânicos: Os freios mecânicos são acionados manualmente pelo piloto através de um pedal localizado na cabine de pilotagem. Quando o piloto pressiona o pedal do freio, um cabo ou um sistema de alavancas é ativado, aplicando pressão às pastilhas de freio que estão em contato com os discos de freio nas rodas da aeronave. Esse tipo de freio é comumente usado em aeronaves mais antigas ou em aeronaves de pequeno porte. Freios Hidráulicos: Os freios hidráulicos são acionados por fluido hidráulico pressurizado. Quando o piloto pressiona o pedal do freio, um sistema hidráulico é ativado, transmitindo a pressão hidráulica para os cilindros de freio nas rodas da aeronave. Esses cilindros então aplicam pressão às pastilhas de freio, comprimindo-as contra os discos de freio para retardar ou parar a rotação das rodas. Os freios hidráulicos são amplamente utilizados em aeronaves modernas devido à sua eficiência e capacidade de fornecer força de frenagem consistente e controlada. Freios Pneumáticos: Os freios pneumáticos, também conhecidos como freios a ar, são acionados por ar comprimido. Quando o piloto pressiona o pedal do freio, um sistema pneumático é ativado, enviando ar comprimido para os cilindros de freio nas rodas da aeronave. Esse ar comprimido então atua nos pistões dos cilindros, aplicando pressão às pastilhas de freio para desacelerar ou parar as rodas. Os freios pneumáticos são comumente encontrados em aeronaves maiores e são especialmente adequados para operações em condições de pouso e decolagem em pistas molhadas ou escorregadias, devido à sua capacidade de fornecer uma força de frenagem robusta.