Explicação da resposta correta:
Quanto ao acionamento, os freios das aeronaves são classificados em mecânicos, hidráulicos e pneumáticos. Freios Mecânicos: Os freios mecânicos são acionados manualmente por meio de um sistema de cabos, alavancas ou hastes que conectam os pedais de freio na cabine de pilotagem aos mecanismos de freio nas rodas da aeronave. Quando o piloto pressiona o pedal de freio, uma força mecânica é transmitida para os freios nas rodas, aplicando pressão nas pastilhas de freio e causando a desaceleração da aeronave. Esse tipo de freio é comumente encontrado em aeronaves leves e de pequeno porte. Freios Hidráulicos: Os freios hidráulicos são acionados por fluido hidráulico pressurizado. Quando o piloto pressiona o pedal de freio, um sistema hidráulico é ativado, enviando pressão hidráulica para os cilindros de freio nas rodas da aeronave. Esses cilindros então aplicam pressão nas pastilhas de freio, comprimindo-as contra os discos de freio e desacelerando a rotação das rodas. Os freios hidráulicos são comumente encontrados em aeronaves maiores e oferecem uma força de frenagem mais eficaz e controlada em comparação com os freios mecânicos. Freios Pneumáticos: Os freios pneumáticos, também conhecidos como freios a ar, são acionados por ar comprimido. Quando o piloto pressiona o pedal de freio, um sistema pneumático é ativado, enviando ar comprimido para os cilindros de freio nas rodas da aeronave. Esse ar comprimido atua nos pistões dos cilindros, aplicando pressão nas pastilhas de freio e desacelerando as rodas. Os freios pneumáticos são comumente encontrados em aeronaves maiores e são especialmente úteis em condições de pouso e decolagem em pistas molhadas ou escorregadias, devido à sua capacidade de fornecer uma força de frenagem robusta.