Você está realizando uma questão de Piloto Privado de Avião - Meteorologia.

A força aparente de Coriólis provoca uma componente devido a rotação da terra. No hemisfério sul esse efeito provoca um desvio para o(a):

Você acertou a questão!

A resposta correta é a letra C

Explicação da resposta correta:

A força de Coriolis é um fenômeno resultante da rotação da Terra que afeta a direção do movimento de massas de ar e correntes oceânicas em larga escala. No hemisfério sul, esse efeito provoca um desvio para a esquerda. Quando uma partícula de ar ou água se move para o sul no hemisfério sul, a força de Coriolis age perpendicularmente à direção do movimento, desviando a partícula para sua direita. Isso ocorre porque o movimento rotacional da Terra faz com que um ponto no equador se mova a uma velocidade angular maior do que um ponto mais próximo dos polos. Portanto, à medida que uma massa de ar se move em direção ao sul, ela parece ser "atirada" para o leste devido a essa rotação da Terra.A força de Coriolis é um fenômeno resultante da rotação da Terra que afeta a direção do movimento de massas de ar e correntes oceânicas em larga escala. No hemisfério sul, esse efeito provoca um desvio para a esquerda. Quando uma partícula de ar ou água se move para o sul no hemisfério sul, a força de Coriolis age perpendicularmente à direção do movimento, desviando a partícula para sua direita. Isso ocorre porque o movimento rotacional da Terra faz com que um ponto no equador se mova a uma velocidade angular maior do que um ponto mais próximo dos polos. Portanto, à medida que uma massa de ar se move em direção ao sul, ela parece ser "atirada" para o leste devido a essa rotação da Terra.

OPS...

Parece que você ainda não possui nenhum plano de assinatura conosco. Não perca tempo! Assine agora um dos nossos planos para ter acesso imediato às respostas. Adquira já!

plugins premium WordPress