Explicação da resposta correta:
No freio a tambor, na condição de freio livre, as sapatas ficam afastadas do tambor, por ação de mola. Nos freios a tambor, as sapatas são componentes que aplicam pressão no tambor para criar atrito e desacelerar ou parar o movimento da aeronave. No entanto, quando o freio não está sendo acionado, é importante que as sapatas permaneçam afastadas do tambor para evitar o atrito constante que pode levar ao desgaste prematuro e ao superaquecimento dos componentes do sistema de freio. Para garantir que as sapatas fiquem afastadas do tambor quando não estão em uso, o sistema de freio a tambor utiliza molas. Essas molas exercem uma força que empurra as sapatas para longe do tambor quando o pedal de freio não está sendo pressionado. Isso permite que o tambor gire livremente sem nenhum contato com as sapatas. Quando o piloto aciona o pedal de freio, a pressão hidráulica ou mecânica é aplicada às sapatas, comprimindo as molas e movendo as sapatas para dentro do tambor para criar atrito e efetuar a frenagem.